©2019 por coLAB urbis. Orgulhosamente criado com Wix.com

GitHub

O GitHub é uma plataforma de desenvolvimento inspirada na maneira como você trabalha. Do código aberto aos negócios, você pode hospedar e revisar códigos, gerenciar projetos e criar software junto a 40 milhões de desenvolvedores. Nosso projeto está hospedado nessa plataforma e trabalharemos por meio dela de forma Open Source (código aberto).

github-logo-2-imagen.jpg

Nessa seção vamos explicar como você pode participar do projeto coLAB urbis com um passo a passo simples e rápido.

Caso você queira entender um pouco melhor o funcionamento da plataforma, acesse o guia inicial.

1. Crie uma conta

Para acessar o repositório (local onde estão os arquivos do projeto) você precisa criar uma conta na plataforma. Acesse github.com e crie sua conta. 

2. Baixe o GitHub desktop

Depois de criar sua conta baixe o GitHub para desktop, esse aplicativo vai te permitir trabalhar em conjunto com outras pessoas sem perder nenhum dado. Ele é o responsável por avaliar os arquivos, entender se há ou não diferenças entre eles e baixar na matriz a versão modificada. 

3. Acesse o repositório do projeto

Na aba do browser, depois de efetuar o login na sua conta do GitHub, acesse o repositório do projeto. Ou pesquise no campo de pesquisa: sofiaveras/coLABurbis.

4. Baixe o repositório para o seu computador

No repositório existem diversas abas para o gerenciamento do projeto:

  • Code: refere-se à página principal;

  • Issues: são os problemas encontrados que precisam de resolução;

  • Pull requests: usado quando você modifica alguma coisa no projeto (code) e precisa que a comunidade aprove essa modificação;

  • Projects: refere-se ao ordenamento do projeto: o que há pra fazer, o que está sendo feito e o que precisa ser feito;

  • Wiki: contém informações adicionais ao projeto, como análises de terreno.

  • Branch: são as várias ramificações do projeto. Temos a "master" com o conteúdo final do projeto, já passando pelo filtro e a "drafts" onde os desenhos colaborativos acontecem.

Nessa etapa você precisa baixar o repositório para o seu computador, para poder mexer no projeto. Faça isso clicando no botão Clone or download, no canto direito da tela, e selecione a opção Open in Desktop.

5. Clone o repositório

Quando a janela do Desktop abrir, uma mensagem como esta aparecerá:

Aperte em Clone

6. Abra a pasta do repositório no seu computador

Após clonar o repositório, ele aparecerá no seu aplicativo de Desktop como na figura abaixo.

Sempre lembre de dar um Fetch origin antes de iniciar qualquer modificação. Só assim você terá certeza que os arquivos do seu computador são os mais atualizados.

Para acessar os arquivos, selecione a Branch (master ou drafts) e aperte Show in Finder (MacOS) ou Abrir Pasta (Windows).

Assim que ele abrir a pasta de arquivos, é so trabalhar normalmente, como se estivesse trabalhando no seu computador. Se tiver alguma dúvida no uso do Qgis, veja nosso tutorial.

Enquanto você atualiza o arquivo e salva no Qgis, o GitHub atualiza automaticamente as suas ações.

 

7. Enviar as modificações

Uma vez que você tenha finalizado todas as modificações que você queria fazer é hora de enviá-las para o repositório de origem, para que todos que trabalham no projeto tenham acesso às suas modificações, e portanto, ao arquivo mais atualizado.

  • Summary: é o título autoexplicativo, um resumo da sua modificação

  • Description: é uma explicação breve da modificação, com mais detalhes e de forma sucinta.

Procure sempre escrever em inglês. Os projetos Open Source são conhecidos pela ampla participação, qualquer pessoa do mundo com interesse no projeto pode participar, visualizar, clonar e modificar o código, dessa forma é um consenso que o inglês é a linguagem utilizada na plataforma.

Depois de preencher os dois campos, clique em Commit to (branch).

8. Envie para a origem

Depois do Commit você dever enviar sua modificação para a origem. Esses dois passos são separados, pois te permite fazer vário commits, ou seja, alterações pequenas em que você especifica cada uma delas e depois as envia de uma só vez.

Para enviar você pode clicar no botão azul Push origin ou no botão de Push origin da aba preta superior.

9. Pronto!

Finalizado! Agora você pode acessar o repositório de origem no seu browser e suas modificações estarão la.