©2019 por coLAB urbis. Orgulhosamente criado com Wix.com

PROJETOS SIMILARES

Existem alguns projetos similares pelo mundo, confira aqui:

 

DIY City:
Almeere Oosterwold - Holanda

2011 - presente

Almeere Oosterwold é uma região rural no norte da Holanda, próxima a cidade de Almeere e à cidade de Zeewold. As autoridades locais contrataram a empresa MVRDV para que esta criasse uma estratégia de desenvolvimento para a região, preservando o seu caráter agrícola. A solução encontrada por eles foi Freeland, como batizaram o projeto.


Com uma filosofia de urbanismo faça-você-mesmo 2.0, a proposta fixa parâmetros que visam manter o caráter rural dos 43 km2: 18% construção, 8% ruas, 13% verdes públicos, 2% água e 59% agricultura urbana. A proposta visa explorar a criatividade do indivíduo, apostando na variedade de forma das casas e dos desenhos urbanos que a iniciativa pode fomentar.


Normalmente as estratégias de planejamento urbano visam pensar o coletivo, as vias, as áreas públicas, os verdes públicos para então chegar ao lote. Essa lógica é invertida nessa proposta: a partir do desenho do lote é que se darão as vias, as áreas públicas e os verdes públicos...

Open Source City:
Raleigh - EUA

2011 - presente

Raleigh é conhecida mundialmente como “A cidade Open Source”.


O termo "open source” diz respeito ao mundo da tecnologia, no qual um software considerado “open source” é aquele que tem seu código disponibilizado e licenciado, por meio do direito autoral que fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça, para qualquer um e para qualquer finalidade. Ou seja, você pode usar, modificar e aperfeiçoar o código fonte e redistribuí-lo gratuitamente, é uma construção coletiva de um programa. 


Mas o que faz a capital do estado da Carolina do Norte uma “Cidade Open Source”? Basicamente o conceito da construção coletiva foi adicionado ao fator tecnológico e aplicado na gestão da cidade...